Skip to content

O Amor e Outros Estranhos Rumores

28/11/2010

A peça do TUCA era uma adaptação de três contos do Murilo Rubião, autor do realismo fantástico. Os contos eram Os três nomes de Godofredo, Memórias do Contabilista Pedro Inácio e Bárbara. Dos três, o único que eu havia lido era Barbara.

A peça começava com um estudioso de sua herança genética, que via todo o trabalho ser jogado no lixro ao descobrir que não era o filho de sua mãe, e sim havia sido dado à ela na maternidade. Depois, um homem em um restaurante, entre diversas perdas de memória, vai descobrindo sobre três esposas suas e o destino dele ao lado destas, o que acompanha sua mudança de nomes. E, por último, um homem tenta satisfazer todos os pedidos de sua esposa, Barbara, enquanto esta engorda e dá a luz a um bebê raquítico e por ela indesejado. Ao fim da peça, os personagens se unem na mesma estação de trem, em uma menção a um outro conto de Murilo Rubião, A Cidade.

As estratégias usadas para contornar os problemas do fantástico nessas histórias e adaptarem estes para o teatro foram muito interessantes. Eu gostei especialmente da maneira com que Os três Nomes de Godofredo foi montada. Me surpreendeu, por outro lado, o viés cômico que a montagem de Barbara ganhou (pelo menos, na noite em que eu assisti, a platéia riu muito com esse momento), já que quando eu li o conto, eu o achei bastante angustiante.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: