Skip to content

Espectro Aberto

28/11/2010

Antes de mais nada… o que é o espectro?

Basicamente, é a faixa pela qual os sinais de comunicação são enviados. Ou seja, a televisão, a internet wireless, o rádio, suas informações são todas enviadas pelas frequências do espectro.


A partir disso, o conceito de espectro aberto pode ser compreendido como a liberdade na utilização de suas frequências. Qualquer um poderia enviar dados por essa faixa, não sendo necessário uma permissão para que isso ocorra. Mais isso não ocorre. A FCC regulariza a utilização das diversas frequências, que podem ser exclusivas ou coletivas.

Por que funcionaria uma faixa livre de espectro, para utilização? Bom, porque, pra começo de conversa, a maioria das tecnologias necessárias para que isso se implemente já estão por aí. E, além disso, já existem vários exemplos de maneiras de se manter a privacidade em um contexto de liberdade no uso das frequências. Inclusive, usá-las livremente, em essência, mantém mais a privacidade do que ter que manter o seu uso controlado.

Então, o que falta? Bom, o surgimento de um espectro aberto depende de políticas públicas. Nem sempre os interesses governamentais, principalmente no caso do Brasil, vão de encontro com os resultados da implementação disso.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: