Skip to content

Cluetrain Manifesto e Blog

04/09/2010

Algumas considerações em relação a esses dois textos:

Capítulo nove do livro Blog, de Hugh Hewitt (acesse o texto em PDF – blog)

e The Cluetrain Manisfesto (acesse o texto em PDF – manifesto cluetrain)

Há no texto de Hugh Hewitt uma importante reflexão sobre a importância dos blogs no mercado da atualidade, já que eles representam uma alternativa grátis de apresentar uma marca para o mundo. Também há nos blogs a possibilidade de gerar uma discussão sobre seu produto de uma maneira mais direta do que na publicidade tradicional. O ambiente mais livre dos blogs possibilita essa discussão. O blog é muito influente em certas esferas sociais, por isso ele é um espaço de divulgação paralela muito importante.

Apesar de os textos falarem sobre como a blogosfera facilita o comércio, nós do Arte Atrás do Arbusto enxergamos um espaço para divulgação também do que está fora do circuito econômico mais principal, do que normalmente não teria espaço nas publicidades comuns. O blog traz em si uma possibilidade maior de intimidade na relação leitor x escritor, e por isso sua publicidade, apesar de por vezes alcançar um número menor de leitores, tem um impacto muito maior do que o meio comum.

Em um parênteses que estende esta discussão, queria falar sobre um blog nada desconhecido, o da fotógrafa francesa Garance. Ela começou humildemente com um blog que falava sobre moda e o seu dia-a-dia em Paris, e hoje os posts dela influenciam tanta gente do mundo inteiro que ela é paga pra fazer reviews sobre hotéis e lojas, para participar das principais semanas de moda do mundo inteiro, além de conseguir trabalhos como fotógrafa nas melhores revistas de moda que existem. Ou seja, dá sim pra dar certo na internet, e MUITO CERTO. Isso já não é mais novidade pra ninguém. Um diferencial do blog da Garance em relação a um simples site de moda é realmente a intimidade. Ela fala sobre as ultimas tendências, sim, mas também sobre assuntos simples da sua vida, como por exemplo onde fazer as unhas perto de onde mora. Isso faz com que o efeito das “publicidades” que ela faz seja muito maior do que o de um simples anúncio.

O blog, pra quem não conhece, é http://garancedore.fr/en

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: