Skip to content

Produção Cultural no Brasil

24/08/2010

Desta vez, não estou aqui para falar sobre nenhum artista atrás do arbusto, estou aqui para falar sobre a produção cultural brasileira atrás do arbusto, o descaso com que é tratada, a falta de informação das pessoas sobre o assunto, fazendo com que ninguém saiba direito o que pensar e o que dizer à respeito, e sobre como algumas pessoas, com um projeto multimídia, resolveram lindamente tal impasse neste site: Produção Cultural no Brasil

O projeto consiste em 100 entrevistas (das quais 25 já estão no ar) com pessoas importantes de áreas variadas da cultura e das artes, como por exemplo: Zé Celso – diretor de teatro, Nelson Motta – produtor musical, Heloísa Buarque de Holanda – escritora, Thomaz Farkas – fotógrafo e Sergipe – catering de cinema, entre outros.

Todas essas pessoas falam um pouco sobre elas, sobre o processo delas no meio cultural brasileiro, sobre os papéis e responsabilidades do produtor cultural e sobre como pensam a cultura brasileira diante das atuais políticas culturais e das novas mídias. As lógicas pública e privada de captação de recursos, as tecnologias de rede, as relações entre artista e público e os dispositivos de exibição, exposição e divulgação estão na pauta das entrevistas.

O mais interessante é que o resultado de tudo isso, que não se dá como concluído, não são as entrevistas prontas, mas o próprio processo de viabilização do projeto, uma vez que este, em si, é um produto cultural. O projeto também se propõe a ser uma plataforma online de discussão sobre o assunto, divulgando, aos poucos, detalhes de todo o processo e utilizando integralmente os recursos da internet (o site está integrado ao  facebook, twitter, flickr, delicious, vimeo e wordle). Além de tudo isso, aparecerão por lá, em breve, cinco livros com entrevistas mais longas (os vídeos têm aproximadamente cinco minutos), disponíveis para download.

“A ideia é que tudo, no fundo, seja uma coisa só: um repositório vivo sobre cultura brasileira”

Vocês têm que conferir isso já!

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Thelma permalink
    24/08/2010 2:27 AM

    Adorei conhecer o projeto!

    Me lembrou o Interview Project do David Lynch, no qual ele entrevistou mais de cem pessoas “normais” para saber seus sonhos, desejos, arrependimentos, etc, para traçar uma média de como os americanos andam realmente se sentindo.. Tudo bem que não tem nada a ver com a Produção Cultural, mas é porque não há nada melhor do que entrevistas e depoimentos para saber como anda a cena, seja ela artística no Brasil, ou do estilo de vida americana no interior dos EUA.
    http://blog.interviewproject.davidlynch.com/

  2. Marina permalink
    24/08/2010 11:03 AM

    Thelma sempre com uma contribuição positiva!
    Muito legal esse projeto!! MESMO! Espero que fique pronto logo, e nao fique pela metade, que nem muito projeto cultural aqui no Brasil…
    Beijoos

    ps. o projeto do david lynch é demais também. o david lynch é maluco. eu acho.

  3. marifernandesg permalink*
    24/08/2010 11:10 AM

    Eu não sabia desse projeto do David Lynch!!! Que legal! Acho que tem relação com nosso documentário, Má!! Vou assistir um pouco.

  4. Álvaro Luiz Gomes permalink
    10/09/2010 9:06 PM

    Oi Pessoal, não sei se tem algo a ver, mas há alguns anos atrás fizeram um filme com o título “somos todos um”. Neste filme os cineastas faziam algumas perguntas pré estabelecidas a diversos líderes religiosos, com linhas de pensamento desde o catolicismo até o hare krishna, desde o dalai lama até pastores evangélicos. Havia também jovens sem conexão com nenhuma religião. As perguntas giravam em torno do sentido da vida e o que é Deus e coisas assim. O incrível foi ver que muitas das respostas convergiam para uma mesma ideia…
    para mim estes projetos têm uma coisa importante em comum: extrair valores, consensos e tendências da diversidade.
    Um abraço a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: